7 sites sobre rap que só quem acessava a internet antes de 2010 vai reconhecer

Antes do boom dos posts patrocinados em redes sociais, dos clickbaits nos títulos de posts e das páginas de facebook especializadas em Rap, a divulgação da nossa música e da nossa cultura era bem diferente. Separei aqui 7 sites e blogs nos quais me informava sobre a cena desde o começo dos anos 2000. Agradeço aqui ao autores de cada um deles, aprendi muito nesses cantos da internet.

PS. Não adicionei a essa lista sites novos, a intenção é

Colabore com a Agenda Preta

1 – Forum Rap Brasil

Fundado em 2008, o forum funcionou até meados de 2012. De início a maior parte do conteúdo era de downloads (sim, antes dos programas de stream a gente baixava música na internet), mas depois de um tempo uma galera foi entrando e tinham discussões bem interessantes. Hoje o site encontra-se fora do ar, mas você pode acessar um snapshot dele no Internet Archive.

Forum Rap Brasil

2 – Toca-Disco Público

Criado em 2006 e em funcionamento até 2010, o blog tinha um belo acervo de downloads de rap underground. Além dos downloads, AND3, autor do blog, também escrevia algumas indicações e resenhas. O blog ainda tá no ar e, no seu primeiro post, tem comentários do Mobiu, Aori e do DJ Tamenpi.

Toca Disco Público

3 – Comunidade Rap Download

Desde 2009 no ar, o blog tem sua origem em uma comunidade no Orkut que levava o mesmo nome (a comunidade era bem antiga, não sei de quando). Ali era o lugar pra descobrir e baixar novos sons do rap nacional. O Google tirou o arquivo de comunidades do Orkut do ar e, por isso, não tenho nenhum print pra mostrar, mas o blog ainda tá no ar.

Comunidade Rap Download

4 – Original Pinheiros Style

Esse aqui era um dos meus preferidos. Fundado em 2008, tirado do ar por volta de 2012 e de volta ao ar nos dias de hoje, o blog tinha um acervo gigante de downloads de jazz, soul, funk, rap e vários outros tipos de música. Comandado pelo DJ Pedro Pinhel, hoje o blog virou um site com bastante conteúdo sobre música. Continuo fã.

Original Pinheiros Style

5 – Só Pedrada Musical

Desde 2006 no ar, comandado por DJ Tamenpi, o blog era outro dos fodões. Ali era o lugar pra descobrir o que rolava na cena alternativa do Brasil e de várias partes do mundo. O que era blog agora virou site e continua com um conteúdo de primeira.

Só Pedrada Musical

6 – Portal Rap Nacional

Um dos mais antigos portais de hip hop do Brasil. Desde 2000 no ar, o site foi fundado por Mandrake e está até hoje entre os mais importantes veículos de comunicação da cultura. Fugindo do hype underground gringo que tínhamos na metade dos anos 2000, o site sempre teve um foco maior na divulgação da cena nacional. Acessa lá.

Portal Rap Nacional

7 – Bocada Forte

O mais antigo veículo de comunicação virtual do Hip Hop brasileiro! Fundado por Fabio Pereira e André Silva, o site tá no ar desde 1999. De lá pra cá segue sendo, na minha opinião, o mais completo site de hip hop brazuca. Acessa lá.

Bocada Forte

E pra você, qual site/blog fez história no Hip Hop Brasileiro?

 

 

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *