Fábricas de Cultura realiza oficina Mapa das Minas, para criação de mapas coletivos

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 15/08/2017 - 18/08/2017
12:00 am

Localização
Fábricas de Cultura Zona Norte e Sul

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

A atividade, em parceria com o coletivo #MinasProgramam, incentiva a pesquisa de histórias de mulheres que fizeram e fazem história nas regiões periféricas de São Paulo

 

As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam em agosto a oficina Mapa das Minas. Em parceria com o coletivo #MinasProgramam, a atividade propõe a construção de mapas colaborativos para divulgar o trabalho de mulheres da região, além de discutir como a tecnologia pode contribuir para aumentar a representatividade feminina em todas as áreas. A oficina é gratuita, exclusivamente para mulheres e acontece entre 15 e 18 de agosto nas Fábricas Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha.

As participantes aprendem a utilizar a ferramenta de mapeamento do Google, Meus Mapas, e a partir dela, constroem mapas de empreendedoras locais, pontos de lazer e cultura na região, locais históricos, resgate e registro de histórias de mulheres que fizeram a história do bairro etc. “O curso não tem um cronograma será moldado de acordo com o envolvimento das participantes e as referências que chegarem para a criação dos mapas”, conta Ariane Cor, uma das idealizadoras do #MinasProgramam.

Pensando em como a programação pode ter um papel importante para o empoderamento feminino, o #MinasProgramam ajuda a desconstruir a noção de que os homens são mais aptos a programar, empoderando mulheres técnica e politicamente. “Nosso objetivo nessa oficina não é ensinar as garotas a programar, e sim mostrar alguns elementos de tecnologia que podem facilitar a vida de qualquer pessoa, independente de ela ser programadora ou não. Nós gostamos de criar redes de mulheres e acreditamos que, ao fazer esse caminho, a dinâmica do fortalecimento dessas redes fortalece a comunidade e a sociedade como um todo”, diz Ariane.

 

SERVIÇO: Oficina Mapa das Minas

15/8, terça-feira, às 10h – Capão Redondo | 15h – Jardim São Luís

16/8, quarta-feira, às 15h – Vila Nova Cachoeirinha

17/8, quinta-feira, às 15h – Brasilândia

18/8, sexta-feira, às 15h – Jaçanã

 

Inscrições gratuitas por ordem de chegada. 20 vagas.

Duração: 120 min.

Recomendação etária: a partir de 13 anos.

 

 

Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, S/N
Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3997
Telefone: (11) 2233-9270

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *