Lançamento – O Racismo e o Negro no Brasil

Carregando mapa ....

Data / Hora
Date(s) - 12/08/2017
11:00 am - 2:30 pm

Localização
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

Colabore com a Agenda Preta

Categorias


 

“O Brasil é racista, mas eu não.”
No Brasil, a difculdade de perceber a dimensão da questão racial trava o processo de construção e constituição do país como nação.
A roda de discussão que lança “O Racismo e o Negro no Brasil:Questões Para a Psicanálise” na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade pretende apresentar os temas debatidos no livro e abrir o candente debate sobre o racismo no Brasil e assuntos correlatos.

“O Racismo e o Negro no Brasil: Questões Para a Psicanálise” reúne artigos que refletem sobre o problema do racismo e das diferenças em nossa sociedade.
Nomes como Kabengele Munanga, Isildinha Baptista Nogueira, Maria Lúcia da Silva, Lilia Moritz Schwarcz e Miriam Chnaiderman, entre outros, associam as ambiguidades, negações e violências que permeiam o debate, desde um ponto de vista histórico, sociológico, psicanalítico e institucional. Afinal, em que contexto estamos imersos e quais questões o atravessam? Como explicar a cruel tendência de invisibilizar e subjugar, através do ideal da brancura, o não branco? Como tratar a questão do racismo no Brasil, que perdura e se agarra a um passado escravagista que, ainda hoje “cobre nosso tecido social, sobrevivendo com tenaz resistência aos humores do tempo”?
Sabendo que a psicanálise segue a música dos acontecimentos históricos e culturais, a Editora Perspectiva oferece ao leitor um profundo debate sobre esse espinhoso tema ao tornar livro o ciclo de palestras realizado em 2012, em São Paulo, pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (Página Oficial).

O evento contará com a presença da poeta Maurinete Lima e dos autores Cristiane Curi Abud, José Moura Gonçalves Filho, Maria Célia Malaquias, Maria Lúcia da Silva, Miriam Chnaiderman, Noemi Moritz Kon, Pedro Mascarenhas, Tânia Corghi Veríssimo, entre outros.
Para mais informações, acesse: https://goo.gl/w2QJF9

Comentários

comentários

Bruna Salles

Mulher Preta de duas cabeças. Na de dar Assistência ao Social, me encantei pela Articulação Cultural e cá estamos: Co-Fundadora e Coordenadora de Comunicação da Agenda Preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *