Veja aqui todos os eventos desse 13 de Maio em São Paulo

13 de Maio

Desde 1978 o movimento negro brasileiro usa o 13 de Maio como o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. Em contraposição a celebração oficial da abolição da escravatura, movimentos, coletivos e outras entidades usam a data para atividades de denúncia do racismo no Brasil.

Colabore com a Agenda Preta

Esse post tem por objetivo reunir o máximo de atividades que vão rolar em São Paulo e na Região Metropolitana sobre o tema. Se sentir falta de algum evento, deixe nos comentários e atualizaremos o post.

Começando pela região central, vai rolar o 13 de Maio no Bixiga. O evento começa as 9 da manhã e rola até o final da noite. As atividades vão desde oficinas e palestras, passando por uma feijoada e encerrando a noite com uma grande festa na Vai Vai. Confira o evento aqui.

A Cohab 2, na zona leste de Sampa, vai receber a feira do Coletivo Meninas Mahin. Trazendo além de roupas e acessórios, conversas sobre representatividade, cidadania e outros. Confira o evento aqui.

Ainda na Zona Leste, a Casa de Cultura do Itaim Paulista recebe a 41ª edição do Batucafro. O evento conta com workshop de danças, palestras, teatro, sarau e homenagens ao Orixá Ossain. Confira o evento aqui.

No Sesc Itaquera vai rolar uma mediação de leitura com André Luis Santos, filósofo, arte-educador e pesquisador. Confira o evento aqui.

O Itaú Cultural está sediando a Ocupação Conceição Evaristo. A exposição traz diversos manuscritos, fotos e conteúdos audiovisuais sobre a grande escritora mineira. Confira o evento aqui.

O Vale do Anhangabaú será ocupado pelo movimento Hip Hop. O evento é de encerramento do Mês do Hip Hop e contará com mais de cem artistas se apresentando em cinco palcos. Confira o evento aqui.

Ainda o centro, a Rede Quilombação promove o debate “Da Abolição Inacabada ao Encarceramento”. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Confira o evento aqui.

O Bom Retiro recebe o Sarau Treze da 13. O encontro traz, além da poesia, muita música, dança e a exibição dos filmes produzidos pelo Movimento Curtas. Confira o evento aqui.

A Zona Norte de São Paulo terá a honra de receber Leci Brandão. A cantora/militante/deputada se apresentará no Estação São Jorge. A entrada custa 20 reais. Confira o evento aqui.

Em Guaianazes, extremo leste da capital, o projeto Negrume convida para o debate Poder Negro. O debate contará com a presença de militantes de diversos coletivos negros e periféricos. Confira o evento aqui.

De volta ao centro da cidade, a Aparelha Luzia recebe a roda de conversa “Resistência Negra – O Candomblé e suas lutas”. A entrada é gratis. Confira o evento aqui.

A Vila Maria vai cair no samba com a presença de Sombrinha e do grupo Segunda Sem Lei. O evento leva o nome de Terreiro do Galo e a entrada custa 15 reais, se comprado antecipado. Confira o evento aqui.

Os Discípulos do Ritmo vão até o Sesc Itaquera fazer um bate papo sobre o Hip Hop. A entrada é franca. Confira o evento aqui.

No Largo do Arouche vai rolar o ato político cultural “Um Povo sem memória, não é um povo livre”. O Ato acontecerá em frente ao busto de Luiz Gama. Confira o evento aqui.

O Capão Redondo vai sediar o 3º Encontro Educação e Culturas Periféricas. O evento busca debater a relação entre cultura e educação no contexto das periferias e contará com uma Oficina de Negrices com Allan da Rosa e Salloma Salomão. Confira o evento aqui.

Mauá recebe a já tradicional roda de samba do Samba de Terreiro de Mauá. A roda rola na parte da tarde e a entrada é franca. Confira o evento aqui.

O Coletivo Consciência Periférica promove o Slam da Sujeira, com o tema Mariguella Vive. O evento conta com apresentações musicais, aula pública sobre quem foi Carlos Mariguella e o SLAM. Confira o evento aqui.

O samba do Moleque Travesso vai fazer um tributo a Mario Sergio. A entrada custa 10 reais mais um quilo de alimento não perecível. Toda renda será destinada a uma entidade e as comunidades do entorno da Vila Guarani. Confira o evento aqui.

A festa Bahkita acontece na Zona Oeste de Sampa. Os DJs Ed e Aquiles prometem muito groove para animar o público. A entrada é grátis. Confira o evento aqui.

A festa VIBE aterriza em Pinheiros trazendo o melhor da música negra moderna. A entrada é gratuita, mas tem um couvert opcional de 10 reais que dá direito ao sorteio da festa. Confira o evento aqui.

A fábrica de cultura do Jd São Luiz recebe o evento Literatura Marginal. Ferrez, Maurício DTS, Varneci e Dennis são os convidados da atividade. Confira o evento aqui.

A MC Amanda Negrasim se apresenta ao lado do DJ Luiz Lobato na Casa de Cultura de São Mateus. A Entrada é franca. Confira o evento aqui.

O Centro Cultural Butantã recebe a exposição Nossos Orixas, de Willian Nascimento. A entrada é gratuita. Confira o evento aqui.

O espaço Food For Life traz ao público a Noite Africana Vegana. Trazendo pratos da culinária africana em versões vegans. Confira o evento aqui.

A Capoeira Tambores traz o seu Sarau Musical. O evento acontece na Casa de Cultura Chico Science e a entrada é na faixa. Confira o evento aqui.

A rapper Yzalú traz todo seu swing e suas rimas pra Casa de Cultura do Tremembé. O evento é grátis. Confira o evento aqui.

A cantora baiana Indy Naíse se apresenta no Acústico na Laje. O show acontece na Bela Vista e a entrada custa 10 reais. Confira o evento aqui.

O Ilú Obá De Min realiza a tradicional lavagem da rua 13 de Maio. A lavagem é uma tradição que, simbolicamente, busca lavar as mentiras que a data representa para o povo negro. Confira o evento aqui.

Yannick Delass, cantor refugiado da República Democrática do Congo, se apresenta de graça no Sesc Osasco. Confira o evento aqui.

A Cia Treme Terra traz o seu aclamado espetáculo Pele Negra, Máscaras Brancas para o Teatro Sérgio Cardoso, no Bixiga. A entrada custa 30 reais. Confira o evento aqui.

O grupo de rap Primeiramente se apresenta na Batalha das Batalhas. O evento reúne as principais batalhas de MCs de Sampa. A entrada custa 20 reais. Confira o evento aqui.

A cantora Mar’nália lança seu novo CD “+ Misturado” na Casa Natura Musical. O preço é salgado, 100 reais a pista. Confira o evento aqui.

Nação Zumbi e Baiana System se apresentam na Audio Club. O evento é pago. Confira o evento aqui.

A Vai Vai recebe a festa UMOJA – Noite de Tambores Afro. A programação ainda conta com intervenções da Cooperifa, apresentação da Ala de Compositores da Vai Vai e muito mais. Confira o evento.

A festa Manga Rosa rola em Santo André com muito rap, reggae, samba e grooves. Além da discotecagem terá também apresentação de Buia Kalunga, apresentando seu trabalho solo. Confira o evento aqui.

Sentiu falta de algum evento? Envie pra gente nos comentários!

Comentários

comentários

Junior Rocha

Preto, amante de tecnologia, política, cultura e cerveja. Fundador da Agenda Preta e de outros projetos que ainda não existem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *